Sinto-me tentada a contar aqui, a minha pequena aventura de ontem.
Como sabem, ontem, dia 18 de Maio, foi comemorado o Dia Internacional dos Museus e foi assinalado com inúmeras iniciativas.
Passava eu, em Belém, junto ao Museu dos Coches, quando vi uma série de charretes puxadas por garbosos cavalos e imensas pessoas que aguardavam a sua vez de iniciar um passeio. Soube ser uma das iniciativas deste Museu, neste dia, proporcionar um Passeio Real. Achei interessante experimentar este meio de transporte, que pode ser uma experiência única. Saltei para cima de uma e lá fui dar um passeio até ao Mosteiro dos Jerónimos e regresso pelo Jardim de Belém.
Era interessante ver estas antigas charretes no meio dos automóveis, autocarros e eléctricos actuais e era inevitável levar-nos (pelo menos comigo aconteceu) a dar largas à imaginação e fazer uma viagem ao passado, revivendo um pedaço da história, a que não assistimos, mas todos imaginamos.
Já visitei há bastante tempo atrás o Museu dos Coches e acho que entrar naquele espaço é como comprar um bilhete de viagem para o passado. Sentir de perto as viaturas de antigamente que, Reis, Rainhas e Princesas utilizaram há séculos atrás, é reviver os nossos sonhos de meninos, as nossas brincadeiras ao faz de conta, aos Reis e às Princesas.
Outro aspecto digno de registo é a colecção de pinturas que se encontra por cima, das pessoas a quem pertenciam os coches. E pelo que soube, cada coche era estudado e desenhado de forma a adaptar-se aos gostos e características do seu proprietário. Princesas mais infelizes ou viúvas possuíam coches escuros, com motivos florais, com um aspecto frágil e delicado como a sua figura. Reis imponentes e guerreiros, tinham carros fortes , ostentando brasões e outras figuras de guerra ou realeza.
Hoje todos temos carros mais ou menos iguais, impessoais. Outrora havia a preocupação em fazer-se representar pela viatura de transporte.
Não referi ainda que este Museu foi criado por iniciativa da Rainha D. Amélia, mulher de D. Carlos I e foi inaugurado, faz dia 23 deste mês, 101 anos. Chamava-se na altura Museu dos Coches Reaes e foi criado com a ideia de reunir o património que até à data se encontrava disperso pelas várias cocheiras dos palácios reais.
O Museu reúne uma colecção que é considerada única no mundo devido à variedade artística de viaturas dos seculos XVII, XVIII e XIX e ao número de exemplares que tem. Permite ao visitante compreender a evolução técnica e artística dos meios de transporte utilizados pelas cortes europeias, até ao aparecimento do automóvel.
Tudo isto faz do Museu dos Coches o museu português mais visitado.
(este artigo de hoje dedico à PRINCESA VIRTUAL, que foi nela que pensei ao sentir-me uma autentica princesa no seu passeio real, pelos jardins do reino... eheheheh)
. Recomeço
. Madeira
. Alentejo
. Convento de Mafra – Um gi...
. Sensibilidade masculina.....
. O dinheiro traz felicidad...