Acabei de chegar do Alentejo, que está mais fantástico do que nunca. Nesta altura do ano é um verdadeiro espectáculo ver os campos, onde o verde se encontra salpicado das mais variadas cores.
Deixo aqui uma foto, das muitas que tirei, de um sítio maravilhoso, que tem uma vista fantástica - a Senhora da Penha de Castelo de Vide, no Alto Alentejo.
Aconselho a visita. Vale a pena algum esforço na subida. A meio, pode-se descansar num banco de pedra cavado na rocha e que tem por cima, numa lápide, o verso que podem ler na foto abaixo:
Já agora, como curiosidade e para quem não conheça, quero referir que esta vila alentejana- Castelo de Vide- ganha vida com as festividades da Páscoa que os seus habitantes teimam em não perder. O auge da festa é no Sábado. Pela manhã chegam à vila os lavradores, com os seus rebanhos para que, em frente da Igreja Matriz sejam benzidos, na tradicional Bênção dos Borregos. Serão depois vendidos na praça, e a sua carne constitui o prato típico desta altura, no almoço de Domingo.
Ainda na noite de sábado, tem lugar a Vigília Pascal. No final, os seus habitantes e muitos dos que ali se deslocam nesta altura, saem para a rua, e a par da banda de música, agitam chocalhos. É a tradicional Chocalhada.
...
E deixo-vos, ainda, mais uma foto. Esta, de uma venda de trabalhos da CERCI local, que visitei e onde vi estes lindos borregos em barro, com um laço ao pescoço, que prende um papelinho, no qual se conta, resumidamente, a tradição de Páscoa desta zona. Uma exposição que, mais do que conseguir alguns fundos, sempre bem-vindos, pretende chamar a atenção para os que têm uma vida dificultada por uma deficiência, e que precisam, muito mais que do que a solidariedade das pessoas. Precisam de que, quem tem o poder nas mãos, lhes garanta os cuidados e o direito a ter uma vida com dignidade.
Reparem que no meio dessas ovelhinhas brancas, há umas ovelhas negras…
. Recomeço
. Madeira
. Alentejo
. Convento de Mafra – Um gi...
. Sensibilidade masculina.....
. O dinheiro traz felicidad...